"Ciências da Terra" é a expressão que hoje tem o mesmo valor que uma vez foi atribuído ao termo "geologia", isto é, da ciência que inclui todo o conhecimento relativo ao planeta Terra, e que o substitui. A geologia é agora usada de forma mais restrita, para indicar um dos muitos ramos especializados que contribuem para o estudo dos aspectos abióticos do planeta que nos acolhe.
O termo "Geo-Recursos" inclui todos os recursos, com exceção da energia solar, que servem de base para a vida da sociedade humana moderna e cujo uso global envolve a intervenção do homem com o sistema terrestre. Isto inclui, em particular, os recursos naturais (água, solo, matérias-primas minerais, matérias-primas energéticas, energia geotérmica) e áreas de aplicação (vida, agricultura, indústria, tráfego, tratamento e eliminação), bem como, no sentido mais lato, também o clima. e a atmosfera.
A complexidade e a multidimensionalidade dos problemas relacionados requerem abordagens interdisciplinares para soluções e uma combinação de conhecimentos técnicos de geociências e outras áreas científicas / tecnológicas. É por isso que este curso tem um enfoque interdisciplinar. Baseia-se na estreita cooperação entre as ciências geológicas clássicas e as ciências, como a geografia física e a tecnologia de recursos e tratamento.
O currículo visa fornecer graduados com habilidades sólidas para:
o desenvolvimento e aplicação de técnicas geofísicas nos campos científico, industrial e profissional;
o estudo do subsolo continental e marinho e do interior da Terra em diferentes escalas com métodos geofísicos;
a pesquisa aplicada, com especial referência para o estudo das bacias sedimentares e áreas costeiras, para a procura e o aproveitamento dos recursos naturais, para o sector mineiro, para a engenharia na concepção e execução de obras em diferentes contextos, para o setor hidrogeológico para identificação, manejo e monitoramento de recursos hídricos;
a análise, prevenção e mitigação de riscos naturais e ambientais;
a análise física e modelagem de sistemas e processos geofísicos e ambientais envolvendo a atmosfera, a hidrosfera, a litosfera e o interior da Terra.
O Curso de licenciatura desenvolve-se em 4 anos lectivos e em 10 semestres.
Um primeiro ano com cadeiras fundamentais e os restantes quatro anos com cadeiras profissionalizantes.