“A Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola (FDUCAN) tem como missão a produção e transferência de conhecimento no campo jurídico, tanto no ensino como na investigação e na prestação de serviços à comunidade, de acordo com a liberdade de pensamento, a qualidade, transparência e o rigor científico, a responsabilidade ética no contexto dos valores cristãos.
Ao nível do ensino, a FDUCAN está vocacionada para oferecer formações de 1º, 2º e 3º ciclos, de acordo com os padrões de conhecimento científico exigíveis a estes níveis, com base nas práticas pedagógicas adequadas ao contexto nacional e de um mundo globalizado, cada vez mais competitivo, multidisciplinar e interativo. A FDUCAN tem sempre em vista a promoção de atividades que possibilitem o acesso e a fruição de bens culturais por todas as pessoas e grupos, internos e externos à Faculdade.
Quanto à investigação, a FDUCAN procura e promove uma investigação integrada e alinhada aos parâmetros seguidos nas mais conceituadas instituições de ensino superior internacionais, para o que se exige e se propõe a cultura de mobilidade, interação, intercâmbio dos seus investigadores com os de outras latitudes, bem como assegurar uma melhor articulação entre a investigação que se faz no âmbito dos seus centros, Centro de Investigação de Direito (CID) e o Centro de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), com as necessidades manifestadas pela sociedade e apoio financeiro apropriado. Nesta medida, a FDUCAN tem programas da investigação em parcerias com outras instituições, nomeadamente as dos países europeus, americanos e as de países africanos de língua oficial portuguesa.
A FDUCAN procura assegurar que o ensino e investigação em direito e do seu compromisso social correspondam aos desafios das sociedades contemporâneas. A aposta desta Faculdade é a de reforçar todas as suas estratégias no plano de ensino, investigação na sua internacionalização para se posicionar em lugares cimeiros do ranking, pelo menos, ao nível de África.
Assim, a FDUCAN assume-se como responsável pelos quadros que pretende colocar no mercado – quadros com competências técnicas, científicas, à altura dos grandes desafios jurídicos, quadros com formação ética profissional. Para efeito, tem procurado uma equipa de docentes e de trabalhadores não docentes altamente qualificada, proactiva e motivada, com visão moderna, futura e padrões éticos para alcançar a desejada excelência.”