
O logotipo da UCAN procura ligar a ideia clássica da Universidade, enquanto comunidade de mestres e estudantes a procura do saber e da ciência em livre comunicação de ideias e enquanto lugar de busca do conhecimento, com a cultura tradicional angolana.
A mulembeira, apresentada de modo estilizado, é em Angola a "árvore da sabedoria", o lugar tradicional da iniciação dos mais novos na sabedoria dos mais velhos. A busca do saber, de um saber abrangente - a sabedoria - era, também na antiguidade clássica, o ideal da academia grega: o "amor ao saber" (philo-sophia).
Por isso, a escolha da mulembeira satisfaz, duplamente, o desejo de uma universidade africana, pois sintetiza o saber tradicional e o saber da ciência.O seu lema "veritas vita" vai na mesma direcção. Com suas múltiplas e profundas raízes, a mulembeira pode suportar e alimentar um tronco forte e uma copa frondosa e plena de vida. Também a vida humana, em todas as suas dimensões, necessita de uma raíz forte e profunda, que lhe permita a pujança.
Esta raíz é, de acordo com o lema da UCAN, a verdade, com suas múltiplas dimensões de franqueza, autenticidade, abertura e transparência, correspondente ao termo grego "alétheia", subjacente ao latino "veritas", que, etimologicamente, significa, "não esconder nada". Assim, a verdade, a transparência, aliada ao saber são algumas das grandes linhas de orientação que regem a Universidade Católica de Angola.