contacto@ucan.edu (+244) 222 010 916

MESTRADO CIENTÍFICO DE ECONOMIA

Home >Mestrado Científico de Economia

Um mestrado pioneiro em Angola

O MCS em Economia e Gestão da Energia e Economia do Desenvolvimento é um novo programa de mestrado científico introduzido pela Universidade Católica de Angola em parceria com a conceituada Norwegian School of Economic (NHH). Estamos na presença de um programa pioneiro em angola a nível universitário, congregando uma seleção de especialistas com elevado reconhecimento internacional em áreas relacionadas com a economia da energia e o desenvolvimento económico. As cadeiras do mestrado serão portanto leccionadas em inglês ou em português, o que por si só já constitui um feito inédito.

 AMBIÇÃO E FUTURO

O programa tem como missão motivar os estudantes a pensar de forma crítica sobre os problemas de desenvolvimento económico e da gestão dos recursos energéticos, preparando-os enquanto economistas para uma vida profissional competente, ética e humanista. Por outro lado, com este mestrado os estudantes terão oportunidade de receber treino relevante para sua compreensão das economias reais e para o manuseamento das técnicas modernas de investigação académicas. O mestrado propõe aos estudantes que forem selecionados uma formação bastante rigorosa em análise económica. O curso também focaliza em técnicas quantitativas que são hoje necessárias na pesquisa de campo e no trabalho aplicado em economia.

Ao completarem os 2 anos do Mestrado Científico em Economia e Gestão da Energia e Economia do Desenvolvimento, os estudantes graduados terão a oportunidade de optar por uma carreira nos principais sectores da vida económica e financeira do país. Nessa altura, espera-se que os estudantes tenham aprendido mais sobre o mundo real, particularmente sobre o estado actual da economia mundial, a história do capitalismo e detalhes sobre algumas economias contemporâneas (em África e fora dela). Áreas de exercício profissional contempladas pelos estudantes incluem a administração pública, ONGs organismos económicos e financeiros internacionais, direcção de empresas da indústria, energia ou recursos naturais, gabinetes de estudos e consultoria ou, ainda, instituições académicas através do ensino e da investigação. Um número indeterminado de estudantes poderá optar por prosseguir os seus estudos avançando directamente para um programa de doutoramento (Phd) numa universidade no estrangeiro.

 TALENTO E EXIGÊNCIA

O curso dispõe de 20 vagas em cada uma das especializações, o que faz com que sejam regularmente admitidos em cada edição um grupo restrito de elevado talento composto por 40 estudantes. O valor da propina é de 500 USD mensais, sendo o pagamento feito trimestralmente.

Relativamente ao horário das aulas, o curso prevê 4 horas lectivas, podendo os estudantes usufruir também das excelentes condições logísticas dadas pela universidade tais como salas de estudo e de computadores e biblioteca.

Na UCAN, o estudante terá ainda a oportunidade de interagir com investigadores do centro de estudos e investigação científica (CEIC), instituição que juntamente com o Christia Michelsen Institute (CMI) poderá ter um papel decisivo no acompanhamento dos mestrandos. O regime das aulas é intensivo e presencial, obrigando assim o estudante a empenhar-se a tempo inteiro ao estudo e aprofundamento de disciplinas do seu interesse pessoal de modo a garantir êxito na conclusão do programa.

 PROCESSO DE SELECÇÃO

Qualquer estudante que se candidate ao programa de Msc em Economia do Desenvolvimento e Economia da Gestão da Energia passará por um processo rigoroso e transparente de selecção. o estudante, para se candidatar, deve reunir o seguinte conjunto de requisitos:

Possuir licenciatura em Economia ou Gestão com média igual ou superior a 13 valores;

Proeficiência na língua inglesa;

Apresentar 2 cartas de recomendação (sendo pelo menos uma delas académica);

Efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição de 42 mil kwanzas (não reembolsável);

Preencher o formulário online de candidatura ao Mestrado;

Entregar 2 fotografias tipo passe;

Entregar uma versão recente do cv;

Disponibilidade para uma entrevista pessoal de avaliação do perfil do candidato.

4 RAZÕES PARA SE OPTAR

PELO MSC EM ECONOMIA

DA UCAN

1)    IMPORTÂNCIA DO CURRICULUM EM TEMAS PARA ENORME IMPACTO PARA O FUTURO DE ANGOLA, À LUZ DOS DESAFIOS ECONÓMICOS E SOCIAIS COM OS QUAIS O PAÍS SE CONFRONTA, COMO A DESIGUALDADE E A POBREZA.

2)     A UCAN, INSTITUIÇÃO DE REFERÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA PELA SUA QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES, OFERECE UM AMBIENTE DE GRANDE PROXIMIDADE COM UM CORPO DOCENTE DE CLASSE MUNDIAL EM QUE OS ESTUDANTES SERÃO EXPOSTOS À INVESTIGAÇÃO ACADÉMICA;

3)    POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO COM O CEIC, O PRINCIPAL ORGANISMO DE PESQUISA CIENTÍFICA EM ANGOLA;

4)    FORTE ÊNFASE DO PROGRAMA EM DESENVOLVER O PENSAMENTO AUTÓNOMO E CRÍTICO DOS ESTUDANTES NA ANÁLISE DE PROBLEMAS ECONÓMICOS, EXPONDO OS ESTUDANTES A ABORDAGENS DIFERENTES NA ECONOMIA E AO PLURALLISMO ECONÓMICO.

4 RAZÕES PARA SE OPTAR PELO MSC EM ECONOMIA DA UCAN