O IRMAT-UCAN e o CIT-UCAN pretendem desenvolver políticas de pesquisa mais focadas na promoção da excelência e para este fim, a atividade é reforçada através de atividades com as Sociedades e Universidades parceiras. Estes incluem a NCR Angola, ANGLOBAL Angola, DFCenter, PETROANGOLA, TECANGOLOGIES, CNIC, CHEVRON, SAIPEM, GGPEN e INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA.
A criação do Centro de Investigação Tecnológica da UCAN visa promover a investigação científica e técnologica fundamental e aplicada, procurando articulá-la com uma visão multidisciplinar, quer através de projetos individuais, quer em grupo.
Neste momento o IRMAT UCAN submetidos para financiamento 4 projetos de pesquisa. Especificamente 2 submetidos ao fundo SASSCAL em colaboração com a Universidade de Camarões e a Universidade de Bonn (Projecto de Investigação sobre o surto de Malaria e Colera depois dos eventos chuvosos paroxísticos e Projecto para implementação de um Laboratorio epidemiológico) e, 2 submetidos ao fundo Aga Khan em colaboração com a Universidade de Lisboa e precisamente o Projecto CALEMA (Capacitate Local Communities in Coastal Risk Assessment through Citizen- Science in Luanda) e o Projecto DIGWATERPRINTeEDU (Digital Water Foot Print for Environmental Education=
O IRMAT também é um Spoken Partner para os países di língua portugues em parceria com a Universidade Buea (Cameroon) e a Lancaster University (United Kingdom) para o projeto WASH (Água, Saneamento e Higiene).
Finalmente está apresentando, em colaboração com a Universidade de Nápoles Federico II (Itália) e a Universidade de Tananarivo (Madascar), o projeto "EARTH-MOTHER. EARTH-based materials - Mitigation of Tangible Heritage Environmental Risks".