Ética não é apenas um saber teórico ou especulativo. Ela inclui também atitudes e práticas. Estas são exibidas em lugares e tempos, isto é, em circunstâncias concretas. Por seu lado, as circunstâncias são, muitas vezes, adversas, apresentam opções conflituantes e impõem sérios desafios à coerência ética dos indivíduos nelas envolvidos.
Há quem venha a ser reconhecido como tendo conseguido enfrentar aquelas adversidades mantendo, ainda assim, coerência ética nos seus princípios, atitudes e práticas. Hannah Arendt chamou pessoas dessa índole “Homens em tempos sombrios”. Eles revelam o valor e a pertinência da consciência ética em acção.
Este projecto, usando justamente o ‘empréstimo’ de Arendt, “Homens em tempos sombrios”, procura responder a questões sobre a razão de ser da ética, o seu valor e a sua pertinência, quando as circunstâncias a muitos parecem apontar para o sentido oposto. A experiência retratada em primeira pessoa é o prisma de preferência dos eventos, parcerias e publicações deste projecto.