CENTRO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA REALIZA 1.º CURSO INTEGRADO DE DH PARA AGENTES DA POLÍCIA

NOTÍCAS
Ucan
05/04/2022 15:26:22

A sessão de abertura contou com a intervenção do Director do CDHC, Dr. Wilson Adão, para quem é relevante “formar de modo integral agentes da polícia nacional em matéria de direitos humanos e cidadania, de modo a estimular práticas em prol do respeito à dignidade humana, garantindo a edificação de uma sociedade plena, materializada na boa relação entre governados e governantes”. Participaram ainda do acto de abertura, a Directora da OSISA, Dra. Sizaltina Cutaia e o Director para Educação Patriótica da Polícia Nacional, Comissário Luís Gimbe.

Temas como “a Actuação da Polícia Nacional e a Protecção de Direitos Humanos”; “Os instrumentos nacionais e internacionais sobre o tratamento de todas as pessoas sujeitas à detenção ou prisão: aplicação prática”; “Os princípios éticos aplicáveis às forças de defesa e segurança”; “Psicologia comportamental e métodos de prevenção de conflitos de terrenos” e “A responsabilização dos aplicadores da lei em relação as violações de direitos humanos”

O CDHC elaborou o “Plano Geral de Educação em Direitos Humanos” enquanto “instrumento para transformação social, com uma abordagem holística, promova o desenvolvimento de uma cultura institucional de direitos humanos, assegurando deste modo a redução da violência, sobretudo na acção dos agentes da polícia nacional contra a população, de modo particular, contra as zungueiras”, lê-se na justificativa.

Na formação participaram mais de 30 agentes da Polícia Nacional e decorreu no Salão Nobre do edifício da UCAN, no Palanca.

Outras Notícas